terça-feira, 25 de junho de 2013

4 Erros que pode evitar na alimentação do seu filho

 

É natural que os pais se preocupem com a alimentação dos seus filhos. Você certamente controla muito bem o que o seu filho come em casa, mas na escola ou em casa de familiares e amigos perdemos em parte esse controlo.  

Continuando a fazer sempre o melhor  pela alimentação dos seus filhos tenha em mente estes 4 erros que os pais geralmente cometem sem saber e como os evitar.

1 – Fazer com que as crianças comam tudo o que têm no prato
O Ser Humano nasce com uma habilidade natural de comer quando tem fome e parar de comer quando  está saciado seguindo sinais do corpo. Encorajar as crianças a sentirem esses sinais internos de fome e saciedade irá ajudá-las a ter uma boa relação com a comida.

Para evitar este erro:
  • Se vir que o seu filho já está saciado não o encorage comer tudo o que tem no prato.
  • Sirva porções pequenas mas adequadas e sirva mais se o seu filho lhe pedir.
2 – Fazer dos doces um prémio
Se já recorreu a esta situação: “Se comeres tudo podes comer uma fatia de bolo depois,” não está sozinho! Fazer com que as crianças comam vegetais pode ser muito desafiante, mas os estudos mostram que se as crianças que são recompensadas por comer os vegetais vão ter maior dificuldade em gostar destes alimentos. Esta abordagem mostra às crianças que os vegetais não sabem bem e que os doces são prémios por comerem os vegetais.

  • Para evitar este erro não aborde o tema sobremesa durante a refeição nem a utilize como prémio.

3 – Não deixar que o seu filho coma doces
Tendo por base de conhecimento os riscos da obesidade infantil e o papel do açúcar refinado na saúde, alguns pais vão ao extremo de banir os doces da alimentação dos filhos.

  • Não existe nada de errado em controlar a quantidade de doces que o seu filho come mas não deve banir os doces da vida do seu filho.

4 – Lanches sem horários

Comer lanches é importante no sentido de fornecer energia estável aos longo do dia mas lembre-se de que se as crianças não tiverem fome ao almoço ou jantar estas refeições vão tornar-se muito desafiantes e ainda mais se nessas refeições forem apresentados novos alimentos, como por exemplo novos vegetais.

  • Faça os possíveis para ter uma rotina de horários de refeições consistente, o ideal será fazer um lanche 2-3 horas antes da refeição principal.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário