quarta-feira, 19 de junho de 2013

7 Razões porque o seu filho não deve beber sumo todos os dias

 



A maioria dos pais não dão aos seus filhos refrigerantes, muito menos a um bebé com menos de 12 meses. Mas alguns pais dão sumo aos seus filhos todos os dias, apesar do sumo de compra não ser muito diferente dos refrigerantes. Um grande corpo de evidência faz a ligação entre a ingestão diária de sumos doces, mesmo os 100% sumo, os sumos naturais e os sumos sem adição de açúcares com obesidade, diabetes e cárie dentária.

Em 2001 a Academia Americana de Pediatria (AAP) lançou a recomendação dizendo que o sumo de fruta não deve ser dado a bebés com menos de 6 meses. Crianças com idades entre 1-6 anos devem beber um máximo de 1 copo/dia (250 ml), crianças de 7 a 18 anos não devem beber mais de 2 copos/dia. Apesar destas guidelines, 60% das crianças com menos de 1 ano bebem uma média de 2 copos de sumo/dia, ou seja, 2-3 vezes acima do recomendado pela AAP.

Existe ainda a ideia errada de que os sumos oferecem uma boa nutrição, ou que substituem a fruta no seu estado natural, mas de acordo com a AAP "a ingestão excessiva de sumo de fruta pode estar associada a diarreia, flatulência, distenção abdominal e cárie dentária". De acordo com o Dr David Ludwig, um experiente Pediatra do Children´s Hospital Boston diz que todos os sumos são 100% açúcar.

.
 
1. Risco de ObesidadeEm 1997 um estudo com crianças em idade pré-escolar que bebiam pelo menos 2 copos de sumo/dia encontravam-se 3 vezes mais acima do percentil 90 para o IMC.

2. PesticidasDe acordo com um estudo desenvolvido pelo The Environmental Working Group, alguns sumos contêm uma grande quantidade de pesticidas.

3. Elevadas quantidade de açúcarUm copo de sumo contem o açúcar de várias frutas concentradas muitas vezes sem a fibra. Um copo de sumo de maçã contem a quantidade de frutose presente em 6 maçãs mas nenhuma da fibra das maçãs e muito pouco do seu valor nutricional.

4. Fraco aporte de nutrientes
Em crianças pequenas o consumo de sumo deixa-as sem fome para alimentos que verdadeiramente as nutrem.

5. Correlação para Diabetes tipo 2 e problemas cardíacosDe acordo com um artigo publicado na Los Angeles Times intitulado "Nutrition Experts See Juice Glass as half Empty", assumem que existe uma relação entre o elevado consumo de frutose encontrado em sumos e refrigerantes aumenta o risco de doença cardiaca e diabetes tipo 2 porque a frutose é convertida em gordura no fígado mais rapidamente que a glicose.

6. Cáries Aumento da ingestão de açúcares associado ao aumento do número e gravidade da cárie dentária.
 
7. Maior apetência poir alimentos doçes.
Todos os sumos mesmo os naturais tendo um sabor doce ingeridos numa base diária vão aumentar a apetência da criança por sabores mais doces.

Sem comentários:

Enviar um comentário