segunda-feira, 3 de junho de 2013

Algumas dicas sobre a alimentação das crianças e os exemplos dos adultos





As crianças aprendem muito pelos exemplos que lhes passamos. As suas atitudes e comportamentos têm um grande impacto nos seus filhos. Você é o seu modelo, portanto é importante que em tudo o que faça lhe passe bons exemplos como comer bem e ter horários para as refeições. Utilize as seguintes dicas para o ajudar a mostrar ao seu filho como ele pode comer, ter apetite e gostar de alimentos que lhe dão saúde:


  1. Evite que o seu filho coma fast-food e doces. Tenha sempre na sua lista de compras semanais alimentos que possam fazer parte de um lanche saudável (ex. frutas, bolachas caseiras, pipocas saudáveis, frutos secos).
  2. Não coma em frente da TV nem com a TV ligada.  Este comportamneto desconcentra crianças e adultos da refeição, dos sabores do seu prato e do momento de socialização tão enriquecedor em familia.
  3. Apresente um prato variado. Isto ajudará a que o seu filho experimente diferentes alimentos e consequentemente diferentes nutrientes nas suas refeições.
  4. Ofereça água ao seu filho várias vezes ao dia.  Isto ajudará o seu filho a manter-se hidradato, atenção ao tempo quente!
  5. Se evitar que o seu filho coma alguns alimentos com frequência explique-lhe o porquê.
  6. Leve o seu filho ás compras de supermercado. As crianças podem aprender bastante explorando e conhecendo uma grande diversidade de alimentos.
  7. Coma devagar. Faça com que o momento da refeição seja um momento relaxante e agradável. Lembre-se de que o seu filho faz o que a vê fazer de uma forma repetida.
  8. Quando der uma sobremesa pontual ao seu filho tenha algum controlo sobre as quantidades. Ensine ao seu filho que alguns alimentos devem ser saboreados pontualmente e em doses pequenas e explique-lhe o porquê.
  9. Cumpra na medida do possível os horários das refições. Se costuma "saltar" o pequeno-almoço é normal que o seu filho coma pouco a esta refeição e adopte mais tarde esse comportamento. É importante que as crianças estejam habituadas a comer várias vezes ao dia.
  10. Lave as suas mãos antes de preparar e comer os alimentos. Encoraje o seu filho a fazer o mesmo. Façam-no juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário