sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aquecer comida de Bebé no microondas - Consequências





Apesar de muitas comidas comerciais serem possíveis de aquecer no microondas, eu desaconselho totalmente!

  • Lembre-se de que o aquecimento no microondas não é uniforme, o que pode resultar por sensibilizar a língua do Bebé pelo calor.

  • Este processo destroi alguns nutrientes, incluindo proteína, anticorpos (presentes no leite materno), enzimas presentes nos alimentos e que facilitam a sua digestão e vitamina C, vitamina muito importante para uma boa absorção de ferro.

  • Se o recipiente aquecido for de plástico, algumas tóxinas deste material irão passar para os alimentos. Aconselho sempre armazenar a comida do Bebé em frascos de vidro. 

Deixo-vos um gráfico que ilustra bem a perda de nutrientes no microondas:


9 comentários:

  1. a destruição dos nutrientes acontece quando é aquecida a comida ou só quando esta é cozinhada no microondas?
    Confesso que uso muito o MO mas descongelo sempre as sopas no frigorífico e depois é só dar um "toquezinho" para ficarem morninhas. é muito mau...?
    Mariana R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Mariana Rabaça,
      tanto no aquecimento como na cozedura em microondas se processam as perdas que menciono. Sugiro utilizar menos vezes e aquecer ao lume a sopa do seu Bebé. obrigada

      Eliminar
    2. Obrigada. vou tentar reduzir a utilização do MO, pelo menos na comida da bebé.

      Eliminar
    3. já agora...vamos utilizar o exemplo de uma sopa de bebé q foi feita cozida a vapor e depois foi pro frigorifico...se eu aquecer essa sopa no microondas a perda é exatamente a mesma que a representada no gráfico ou por o alimento já estar cozinhado, e por serem apenas uns segundos, a perda não é tao grande?

      Eliminar
  2. O uso do aquecedor de biberão elétrico tb só p aquecer de leve tb prejudica? Pode considerar-se um banho-maria diferente do comum, nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permitam-me uma achega, nunca deve aquecer o leite materno a mais de 37ºC (sei que refere "aquecer de leve"). Com leite artificial já não se aplica o mesmo princípio.

      Eliminar
  3. O aquecedor de biberões electrico não funciona a microondas portanto nmão apresenta as contra indicações do microondas. obrigada.

    ResponderEliminar
  4. boa noite eu aqueço a comida do meu bebe em um microondas mais faço "cozinhos"tdo em uma panela mais minha pergunta é o seguinte aquecer no microondas com pote de plasticoo tem algum problema? obrigada desde ja!

    ResponderEliminar