quinta-feira, 9 de maio de 2013

Será a bolacha "Tipo Maria" aconselhada para Bebés?

Deixo-vos como primeiro post um tema que me é muito querido. A bolacha Maria é muitas vezes tida como a bolacha inócua e indicada para os bebés; ora descortinando os ingredientes deste alimento temos: farinha de trigo refinada, ingrediente muito pobre em nutrientes e de acordo com a investigação científica mais recente muito mal digerido pelas crianças com menos de 2 anos; é importante também mencionar que este ingrediente aumenta mais o açúcar no sangue do que o próprio AÇÙCAR. Como restantes ingredientes temos açúcar também refinado, altamente deletério para a saúde do seu bebé e paupérrimo em nutrientes, temos gorduras hidrogenadas que de uma forma simplista são gorduras sintetizadas quimicamente e com efeitos comprovados na desregulação do perfíl lípidico e aumento da inflamação. Temos para finalizar a nossa lista de ingredientes o tão temido SAL, que não deve ser introduzido na alimentação do Bebé antes deste completar 1 ano de vida, por questões de imaturidade renal e aumento da inflamação.

Acredito que já não tenha vontade nenhuma de dar esta bolacha ao seu Bebé; deixo uma sugestão saúdavel de bolachas (lembre-se que só poderá introduzir esta bolacha quando o seu Bebé já tiver experimentado todos os seus ingredientes e lembre-se de que é uma textura diferente e é importante que vigie seu bebé enquanto a come).


Bolachas de batata-doce:


Ingredientes:
1 gema de ovo
1/2 Chávena de batata-doce já cozida e sem pele
2 colheres de chá de água
1/4 de chávena (28g) de farinha de côco

Procedimento:
Pré-aqueça o forno a 170ºC,
Numa taça misture a gema de ovo, a batata-doce, a água e a farinha de côco. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal (não use papel de alúminio) e faça as bolachas com o formato que achar bem.
Leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Bom apetite!


11 comentários:

  1. Maravilhosa a ideia de criação deste blog ;-) Vou seguir atentamente!!!

    ResponderEliminar
  2. Vou seguir fielmente este blog! Adorei o curso no CPPP ;)

    ResponderEliminar
  3. Vou seguir com toda a certeza este blog! E tenho de experimentar esta bolachas para o M! Eu costumava dar-lhe Bolacha Maria torrada por ter menos açúcar e gorduras que as ditas normais...

    ResponderEliminar
  4. ola, aki falam em farinha de côco, não pode ser farinha normal?????

    ResponderEliminar
  5. Olá, parabéns pelo blog muito interessante de se ler! Uma questão: haverá uma receita de bolacha sem ovo? É que o pediatra aconselhou bolacha Maria sem ovo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde! Onde se pode encontrar a farinha de coco? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. estas bolachinhas pode-se guardar num recipiente de vidro fechado (para não ficarem moles) durante quanto tempo?

    ResponderEliminar
  8. Não duram muito tempo... ficam com bolor porque são molhadinhas!

    ResponderEliminar
  9. Andreia fico muito feliz pela criação deste blog, era mesmo a cereja no topo para complementar os cursos e as consultas maravilhosas! Sem dúvida útil e muito inspirador!
    Obrigado beijinhos (sofia)

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, e os bébés com alergia ao ovo? podemos substituir por outro ingrediente?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Esta não será a receita de todas as bolachas compradas? Claro que o que é feito em casa é sempre mais saudável, concordo! Mas se formos a ver quase todos os produtos que compramos já confeccionados tem uma serie de desvantagens para a saúde.

    ResponderEliminar